Top blogs de receitas

domingo, 27 de dezembro de 2009

O prato de hoje é…a Ceia de Natal (Terrine de Queijo, Colleslaw)


A ceia de Natal toma muito, mas muito tempo, incluindo aí a decisão, o planejamento e a confecção propriamente dita.
A decisão este ano não foi difícil. Logo após as festas do ano passado, o Chester ficou baratíssimo, acho que R$ 2,99 o kg e aproveitei o preço claro! Eu não o planejei para o Natal mas as circunstâncias não foram favoráveis ao longo do ano e então ele sobrou :)
Providencial, levando em conta as finanças…
Então.
Não pude colocá-lo na salmoura já que ele veio temperado de fábrica mas realmente testei o recheio da Nigella e deixe-me dizer: é espetacular!
A terrine de queijo eu já havia feito em outra ocasião, mas feita pelas mãozinhas da minha caçula ficou muito mais gostosa! A (ou o, não sei) colleslaw é deliciosa, mas já li tantas receitas diferentes que no final faço uma que é uma espécie de resumo de todas, que fica excelente, muito fresca, saborosa e leve.
O arroz e a farofa fiz como de costume, com frutas secas que metade família gosta e a outra não. Eu me incluo na metade que gosta e como sou eu que faço…

Mas vamos ao(s) prato(s) do dia




Arroz de Natal

Ingredientes

Arroz cru (1 xícara para cada 2 pessoas)
Óleo
Cebola picada e alho esmagado a gosto
Sal a gosto e um sachê da caldo
Passas brancas sem semente (1 xícara para 4 de arroz)
Amêndoas (a gosto, geralmente 1/2 xícara basta)
Manteiga
Champagne, cidra ou vinho (1 xícara para 4 de arroz)
Água fervente (2 xícaras para 1 de arroz)
Cebolinha picada a gosto

Modo de fazer
Frite a cebola e o alho no óleo e acrescente o arroz (eu não escolho nem lavo o arroz).
Deixe fritar um pouco e acrescente o sal e o caldo mexendo bem. Acrescente o vinho e mexa, espere evaporar e coloque a água fervendo. À parte cozinhe as amêndoas rapidamente em água fervendo, retire, livre-se da casca esfregando-as com um pano e faça em lascas, o melhor que puder.
Aqueça a manteiga e frite as passas (elas incham e ficam muito lindinhas, parecendo as uvinhas que já foram um dia) e as lascas de amêndoa. Quando o arroz estiver sequinho (aparecem uns buraquinhos na superfície do arroz) solte com um garfo e passe para a travessa de servir. Junte as passas e as amêndoas, juntamente com a manteiga em que foram fritas. Polvilhe a cebolinha.
PS- Como não tinha vinho branco, usei um pouco de cidra (eca :p) e um pouco de vinho tinto e quer saber? ficou lindo meio avermelhado e muito saboroso!)


Farofa de Natal
Ingredientes

Farinha de mandioca crua (1 xícara para cada 2 pessoas)
Óleo
Cebola picada e alho esmagado a gosto
Sal a gosto
Toucinho defumado picado a gosto
Passas
Frutas cristalizadas
Maracujá fresco
2 ovos
Manteiga
Azeitonas picadas a gosto
Salsa e cebolinha picadas a gosto
Opcional: os miúdos do que você estiver assando (se tiver miúdos, claro)

Modo de fazer
Frite o toucinho em óleo (os miúdos, se houver, entram aqui), acrescente a cebola e o alho e espere fritar, quebre os ovos e mexa bem. Junte as passas, as frutas cristalizadas e o maracujá. Acrescente a manteiga e quando estiver derretida coloque as azeitonas e a farinha de mandioca aos poucos. Vá mexendo e testando a quantidade. Lembre que a umidade da farofa é garantida pela manteiga e pelo óleo. Toste de leve, salgue e ponha os cheiros verdes picados. Passe para a travessa de servir.




O recheio do chester (também conhecido como "sarrabulho")

Ingredientes

1 cebola grande ralada
1 ou 2 maçãs raladas
200 gr de toucinho defumado (moído ou picadíssimo)
2 dentes de alho esmagados
2 colheres de manteiga
2 fatias de pão integral (para acalmar o meu lado natureba) raladas
2 pães franceses sem a casca ralados
salsa e cebolinha picada a gosto

Modo de fazer
Frite a cebola, o alho e as maçãs na manteiga. Junte o toucinho e frite bem. Acrescente os pães ralados, os cheiros verdes e experimente os temperos. Acerte se necessário. Espere esfriar e empregue. O adocicado da maçã casa maravilhosamente bem com o salgado do toucinho. Fica espetacular!




Terrine de queijo
Ingredientes

150 gr de queijo gorgonzola
150 gr de requeijão
100 gr de ricota
150 gr de queijo fresco
50 gr de manteiga
50 gr de nozes (ou avelãs ou amêndoas)
50 gr de azeitonas pretas picadas
20 gr de damascos secos
50 gr de maionese
100 gr de fatias de mussarela ou queijo prato

Modo de fazer
Amasse e misture todos os queijos com a manteiga e a maionese. Junte à parte as nozes, as azeitonas e os damascos.
Forre uma forma pequena (tipo de pão ou equivalente) com papel alumínio ou filme plástico. Espalhe metade das fatias de mussarela ou queijo prato e coloque metade da mistura do queijo, a mistura de azeitonas, e complete com a sobra da mistura de queijo (complicado? ;)) e feche com as fatias de mussarela.
Leve ao congelador e retire uns 10 minutos antes de servir. Vire sobre uma travessa e decore a gosto (folhas verdes, cerejas maraschino, lascas de nozes). Sirva com fatias de qualquer tipo de pão, torradas ou bolachas cream cracker. Não esqueça das faquinhas para cortar a terrine.
PS- Como pode ser visto na foto, minha caçula forrou o fundo da forma com peito de chester defumado. Ficou ótimo!






Colleslaw

Ingredientes
½ repolho grande finamente fatiado
1 cebola grande finamente fatiada
2 maçãs raladas
1 xícara de passas
½ lata de creme de leite
200 gr de maionese
1 limão espremido
sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sobremesa de açúcar



Modo de fazer
Junte todos os ingredientes e leve a gelar por umas duas horas. Teste o tempero e sirva.



A MINHA MAIONESE
A maionese que eu uso não é a pronta; faço a minha há muitos anos. Recentemente descobri que a maionese caseira que produzo é praticamente idêntica ao Aïloli provençal. O que vem a ser isso? Um molho típico da Provence francesa que nada mais é do que a maionese comum acrescida de alho amassado.
Bem, não exatamente comum, já que nela é usado o azeite extra virgem provençal. Como eu nem sabia disso, minha receita é feita basicamente como a da excelentíssima Dna. Didi (minha mãe) e não faço a menor idéia de onde ela aprendeu.
Eu uso um vidro de boca larga e um mixer da Wallita. Minha mãe fazia direto no liquidificador (ambos dão certo).

Ingredientes

1 ovo inteiro
1 limão espremido ou uma esguichada de vinagre comum
1 colher de chá de sal
Pimenta do reino e/ou pimenta vermelha a gosto
1 dente de alho grande (ou mais, depende do seu gosto -eu uso 3)
Óleo vegetal (girassol, milho ou azeite mesmo) quanto baste

Modo de fazer
Coloque o ovo, o sal, o limão, a pimenta e o alho no vidro ou no liquidificador. Dê uma boa processada. Comece a despejar o óleo em fio enquanto o aparelho funciona. Conforme a mistura comece a engrossar, aumente a quantidade de óleo despejada. Pare quando alcançar a espessura desejada.
Se não ficar grossinha, não desespere. Pare tudo e retire a mistura do vidro (ou copo). Quebre outro ovo e despeje a mistura em fio enquanto bate, até alcançar a espessura que você quer.
Não se sinta mal. Eu já precisei quebrar mais 3 ovos :). Com meu marido (sem nenhuma experiência) isso NUNCA aconteceu, acredite!! O colesterol aumenta muito mas a maionese sai a contento.
Para evitar problemas tente usar o ovo, o óleo e o vinagre gelados. Sempre ajuda. E lembre, é a persistência que alcança a perfeição :)
Mas se você desistir ou nem quiser tentar, esprema 1 ou 2 dentes de alho no pote da maionese pronta. Eu tinha uma amiga que fazia isso e ficava ótima!

Acima de tudo lembre: a cozinha e o cozinhar devem, mais que tudo, ser uma fonte de aprendizado, de satisfação e de descoberta. Se você arranca os cabelos ou chora, algo está errado. É preciso que você e sua família se preparem para os fracassos e encarem rindo, numa boa, quando o negócio der errado. Sempre se pode comprar um frango assado pronto ou um pão de forma, queijo e presunto. Mesmo no Natal, o que vale é estarmos juntos e unidos pelo sentimento de amor e fraternidade. Para todo o resto existe salvação, dá-se um jeito.

Feliz Natal, bom Ano Novo, acredite em você, mantenha a esperança e tenha fé!

Um beijo da mamãe


Um comentário:

  1. Que engraçado, eu ia falar pra você acrescentar 2 dicas na feitura da maionese caseira e uma delas é justamente o contrário do que você faz. Minha maionese tem que ser feita com o ovo na temperatura ambiente ou já era! E outra, se tiver que fazer uma segunda vez, lavar o pote de vidro e secar muito bem, ou qq gota de água acaba com ela novamente.
    As nossas são semelhantes, eu, obviamente, não coloco pimenta, nem morrrrrrrrrta!
    Beijos mana.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.