Top blogs de receitas

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O prato de hoje é…A salmoura temperada da Nigella

Não costumo assistir a Nigella (prefiro o Jamie Oliver) mas zapeando a tv, calhou de ela dar uma dica que achei muito boa e experimentei no frango assado que ficou muito bom, mas muito bom mesmo!
É uma receita de Peru de Natal e serve para evitar que fique muito seco (defeito imperdoável dos perus, talvez uma vingança?) e dá certo de verdade.
Ela explicou que não se trata de vinha d'alhos mas sim de uma salmoura e portanto é feita de maneira bem diferente. Dessa forma, agrega os sabores dos temperos e o sal, mas também torna a carne macia e suculenta.
Eu já comprei essas aves temperadas de fábrica e ficam realmente macias e úmidas além de saborosas. Eu li no rótulo o que eles usam para temperar e a maioria tem alguma coisa de soja (proteína hidrolisada? hidro é água!) uma coisa não muito fácil de encontrar.
Essa receita da Nigella proporciona uma alternativa bastante viável.

Vamos ao prato do dia:

Salmoura da Nigella para Peru

Ingredientes
Peru de tamanho suficiente para sua família (ou frango, galinha, pato)
Água que baste para cobrir o peru
E dentro da água: cravo, canela em pau, sementes de mostarda, alcaravia (o mesmo que kümmel ou sementes de cominho), aniz estrelado,  cebola em rodelas, pimenta da jamaica, ramos de salsinha, rodelas de laranja, alho amassado, gengibre em fatias, sal e açúcar (sim, açúcar) a gosto.
A carne absorve o sal e o açúcar, que por sua vez atrai a água, aonde estão dissolvidos os sabores das ervas e sementes. 

Modo de fazer
Coloque o peru dentro dessa salmoura por um dia, conservando dentro da geladeira.
No dia seguinte escorra bem o peru, recheie e leve a assar.

Sugestão de recheio da Nigella
Ela sugere uma cebola grande bem ralada, uma maçã também ralada, raspas de casca de laranja ou zestes (zestes - termo francês para raspa da parte exterior, colorida e brilhante da pele de qualquer cítrico) e uma boa quantidade de toucinho (tipo 200 ou 300 gr) moído, tudo misturado a um pão de gengibre escuro e doce, ralado.
Eu trocaria esse pão de gengibre (que não se encontra fácil por aqui) por qualquer outro pão (francês, de forma, ralado).  Eu colocaria também uns dentes de alho amassados, salsinha picadinha, azeitonas sem caroço e passas :)

Sugestão de cobertura da Nigella
Ela indica xarope de bordo (maple syrup) e manteiga em quantidades iguais. Maple syrup é danado de difícil de encontrar então pode-se trocar por glucose de milho (Karo) ou melado misturado com manteiga. Mexer bem e aquecer para misturar e pincelar sobre o peru, tipo de meia em meia hora, dentro do forno, para dar aquela casquinha dourada e crocante.
E bon appétit!

mamãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.