Top blogs de receitas

sábado, 2 de janeiro de 2010

O prato de hoje é…o Macarrão preferido da gastrônoma

Casa de ferreiro, espeto de pau.
Graaaaaande verdade.
Minha caçula, a chef de cuisine, formada a peso de ouro, não pode ver um pacote de macarrão parafuso.
E porquê?
Por que uma vez fiz um "macarrão na pressão" que aprendi no Mais Você da Ana Maria e a menina apaixonou-se!
O que tem ele de especial?
É rápido (rapidíssimo, tipo 20 minutos), é gostoso e, admito, tem lá seu charme.
Mas para apreciá-lo realmente são necessários alguns requisitos:
- ter muita fome
- ser relativamente preguiçosa e/ou ter uma pressa dos diabos
- ter sido escoteira (leia-se, ter comido coisas inimagináveis, feitas em precárias condições de higiêne e conforto, com poucos ingredientes, contando com o palpite de "n" meninas sem nenhuma noção -culinária claro!- e com variados graus de preguiça e, principalmente, NÃO SER EXIGENTE).
Eu também gosto do negócio -é mesmo gostoso, não resta dúvida, mas é grudento :)
A receita é muito simples mas eu costumo tecer algumas variações em torno do tema :) (ou eu não seria eu).

E vamos ao prato do dia


Macarrão  na Pressão
Ingredientes
1 pacote de macarrão tipo parafuso ou penne
1 lata de molho de tomate
1 lata de creme de leite
100 gr de mussarela em cubos (ou ralada, ou fatias rasgadas)
100 gr de presunto ou peito de chester em cubos, ralado ou fatias rasgadas
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
queijo ralado
1 cubo ou sachê de caldo de sabor a gosto
Água que baste para cobrir o macarrão dentro da panela de pressão
Aqui termina a receita original e começam as minhas variações
a lata de creme de leite pode ser substituída por 1 copo de leite e 3 colheres de requeijão
1/2 cebola ralada e 1 dente de alho amassado
20 gr de toucinho picado
1/2 linguiça calabresa picada  e/ou frango desfiado (pode substituir o presunto)
1 fio de azeite de oliva
ervilha e milho congelados ou de lata a gosto
beringela em cubos
azeitonas picadas
salsinha, mangericão ou orégano

Modo de fazer
Coloque todos os ingredientes (menos a mussarela) dentro de uma panela de pressão, espere pegar pressão e conte 8 minutos. Retire do fogo, esfrie, solte a pressão, coloque a mussarela e sirva com queijo ralado.

As sugestões de variações são opcionais é claro. Dependem do gosto e da disponibilidade, podendo ser trocados ou eliminados.
O ponto certo do macarrão, al dente ou mais macio, é muito difícil de acertar. Nas vezes em que fiz cheguei bem perto ou errei miseravelmente. O sabor é bom mas se você é perfeccionista ou exigente, nem tente.
Em resumo -se você não é muito chata- é um prato quente e saboroso, muito distante da perfeição, meio grudento, longe do ponto certo de cozimento do macarrão, rápido, completo, que agrada crianças em geral (que adoram uma farra) e maridos (ou namorados) especiais que batem qualquer grude.
Se você é uma aventureira como eu, experimente!

PS- A panela fica com um aspecto apavorante, tudo grudado no fundo, mas nada que deixar de molho não resolva.

mamãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.