Top blogs de receitas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O prato de hoje é…Mousse de Tomate (fresquíssimo) ou Sopa Fria de Tomate

Eu não estou com vontade de entrar na cozinha, imagine cozinhar… ou comer!
Qualquer panela no fogão torna a cozinha um inferno e se a porta fica aberta, o vento pode apagar a chama.
Estou bem arrumada.
Então estou procurando fazer só pratos fresquinhos, de preferência sem precisar ir ao fogo. Salada, sanduiche (iche, iche), sopa fria e mousse são pratos que dispensam o fogo e portanto servem à perfeição para preparar jantares ou almoços, rápidos e leves.
Dei uma procurada na internet por uma (ou será um?) mousse de tomate mas o pessoal complica a mais não poder: enfiam cogumelos, manteiga, leite evaporado, cravo, estragão…
Bem, eu comprei uma lata de tomate pelado e queria usar e não queria complicação então fiz pela minha cabeça e saiu um(a) mousse legalzinho(a), de baixas calorias, rapidíssimo(a) de fazer.
Uma salada de alface e cenoura ralada e umas fatias de pão ou torrada, completam a refeição. Bom, se você acha pouco, cozinhe uns ovos para comer com azeite e sal ou maionese, mas aí as baixas calorias vão para o ralo.

E vamos ao prato do dia:

Mousse de tomate
Ingredientes

1 lata de tomate pelado (ou 400gr de tomate fresco)
1/4 de cebola crua (se você acha forte, fatie e deixe de molho em água morna com sal)
1 dente de alho
salsinha a gosto
algumas folhas de manjericão
pimenta vermelha a gosto
1 envelope de caldo de legumes em pó
1 xícara de iogurte (ou creme de leite ou leite)
1 envelope de gelatina sem sabor, diluída em 1/2 xícara de água
1 tomate
açúcar a gosto
sal a gosto
azeite a gosto

Modo de fazer

Agora é que vem a beleza do processo:
Ponha tudo no liquidificador e bata até afinar bem e está pronto!
Coloque em potinhos, ou copos plásticos e leve à geladeira até firmar.
Quer coisa mais fácil?

Sopa Fria de Tomate

Essa mesma receita, sem a gelatina e com mais água se torna uma sopa gelada deliciosa. Deixe na geladeira e na hora de servir coloque algumas pedras de gelo. Sirva com croutons ou torradas e uma colherada de requeijão no meio do prato. Fica mui linda!

Essa receita tem o colágeno da gelatina, o cálcio do iogurte e o tal licopeno, um antioxidante que o tomate libera melhor quando cozido. Um prato funcional portanto.
Experimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.