Top blogs de receitas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O prato de hoje é…Sanduíche de Falafel

Quando eu e minha irmã tínhamos talvez uns 11 ou 12 anos, queríamos jaquetas couro. Era moda e nós estávamos malucas por uma. Como minha mãe era minha mãe fomos comprar as jaquetas na José Paulino. Para quem não conhece, na José Paulino encontra-se tudo do melhor…e do pior. Depende de quanto se quer pagar e minha mãe não era exatamente a senhora liberal com grana. Andamos a manhã e parte da tarde atrás de jaquetas de couro baratas. Nem quero me lembrar de algumas lojas que pesquisamos. Em uma delas, no mezanino de uma galeria, entramos por uma porta detrás da qual saiu um homem branquíssimo e com aparência flácida, sem nenhum cabelo, que falava uma língua ininteligível com a voz fina e embargada. Naquela idade fiquei assustada com a aparência dele.
Me lembro que lá pelo meio da tarde, já com as jaquetas de couro falso (a minha marrom e curta, a da minha irmã, preta e de meio comprimento)estávamos famintas. Minha mãe achou uma lanchonete, que hoje sei que servia pratos israelenses, onde era servido um sanduíche espetacular, do qual jamais me esqueci. Levei uns 40 anos para descobrir o que comemos.

E vamos ao prato do dia:

Sanduíche de Falafel

Ingredientes do Falafel
250 gr de grão-de-bico seco (demolhado por no mínimo 6 horas, sem as cascas)
01 cebola grande ralada
3/4 xícara (chá) de salsinha picada
03 dentes de alho amassados
1/2 colher (chá) de coentro em pó
02 colheres (sopa) de cebolinha verde picada;
02 colheres (chá) de cominho em pó
1 1/2 colher (chá) de pimenta síria (bahar) ou vermelha;
01 colher (chá) de sal
01 colher (sopa) de fermento em pó

Ingredientes do sanduíche
saladas diversas (de cenoura ralada, de alface, de beringela, de tomate e cebola, etc.)
molho de tahine
pão sírio

Modo de fazer
Do Falafel
Bata todos os ingredientes no processador ou no liquidificador. Depois de bem batido, faça pequenas bolinhas com a massa e frite em óleo quente até dourar. Escorra em papel absorvente e empregue.
Dois pontos: 1º, a receita original pede que o grão de bico fique grumoso e não liso. Não vi diferença entre os dois modos; quanto às cascas, não se espera que você consiga retirar todas mesmo e sim, é cru, mas você vai fritar, lembre-se. 2º Utilize os ingredientes que você conseguir; a falta de um ou outro não fará grande diferença.

Do sanduíche
O pão sírio é redondo e para fazer o sanduíche, parta cada um na metade. Dentro arrume folhas de alface, rodelas de tomate e cebola, cenoura, salada de beringela ou qualquer outra que tiver à mão. Coloque em cada metade 5 ou 6 bolinhas de falafel. Tempere com molho de tahine, de pimenta e outros a gosto.

Do molho de tahine
O tahine é uma pasta de gergelim. Em São Paulo compra-se pronta, em lata ou potes plásticos em grandes supermercados, atacadistas ou no Mercado Municipal. Não há substituto equivalente. Caso você o obtenha, misture uma colher de sopa de tahine com o suco de um limão, um dente de alho esmagado e sal. Corra um fio desse molho dentro do sanduíche.

Esse é um lanche diferente e espetacular. Se você prestou atenção é vegetariano e de baixas calorias. Com ele você consome as proteínas do grão de bico, do pão e do gergelim, além das verduras e legumes, crus ou cozidos das saladas, com suas fibras. Duas metades desse sanduíche constituem uma refeição completa e excelente. Você fica satisfeita sem sentir o estômago cheio, com aquela sensação pesada. Experimente e depois me conte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.