Top blogs de receitas

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Pão Ciabatta caseiro…É o Prato do Dia

Passadas as eleições e tremendamente decepcionada, volto ao meu blog para anotar as receitas gostosas e simples que acho por aí, invento, adapto ou arrisco.
Este pão ciabatta é delicioso e deliciosamente simples.
Ao passar atrás de padarias e ver descartadas caixas de mistura para pão ciabatta me perguntava, qual poderia ser a diferença na mistura? Afinal, pão é pão eu me dizia!
E é verdade, pão é pão mesmo! :D
O que difere é a maneira de preparar! O ciabatta leva pouco ou nenhum açúcar, água fria e é pouco sovado! A maneira de manusear a massa faz com que cresça pouco e o corte aumenta a área de casca.
Essas são as diferenças que transformam o pão ciabatta num ingrediente único para sanduíches, por exemplo! Pouco miolo, casca crocantinha, boa área para recheio e você pode sentir todo o sabor da mistura que inventar com o auxílio luxuoso do croc da casquinha!
Só uma observação: eu assei no forno elétrico da minha filha. No forno convencional a gás, a casca talvez não fique tão durinha, o que não invalida as demais qualidades desta receita!

E vamos ao prato do dia…

Pão Ciabatta Caseiro (para 12)




Ingredientes
1 kg de farinha de trigo especial (usei a Suprema especial para pastel e massas frescas da Bunge)
1 envelopinho de fermento biológico seco ou 2 tabletes do fresco
1 colher de sopa de açúcar (caso use o fermento fresco)
1 colher de chá cheia de sal
100 ml de azeite de oliva ou óleo vegetal
700 ml de água fria aproximadamente

Modo de fazer
Se usar fermento fresco amasse com o açúcar e dilua em um pouco de água. Despeje a farinha em um recipiente grande, acrescente o sal, o fermento e o azeite. Vá despejando a água aos poucos enquanto mistura os ingredientes. Vá misturando até que toda a farinha incorpore. Atenção, esta massa deve ficar um pouco pegajosa, mas não muito, deve soltar das mãos mas não facilmente. Cubra e deixe crescer por uma hora.
Depois de crescida, espalhe em superfície enfarinhada e abra com rolo ou com as mãos. Tente deixá-la no formato mais quadrado ou retangular possível. Corte pedaços retangulares de aproximadamente um palmo de comprimento e vá colocando em formas enfarinhadas. Quando estiverem todos nas formas, passe uma faca fazendo 1 ou 2 cortes longitudinais e enfarinhe os pães também por cima. Deixe crescer novamente enquanto o forno esquenta entre 200º ou 250º. Asse até que estejam corados.
Esta quantidade rendeu 12 pães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.