Top blogs de receitas

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Massa para pizza frita…É o prato do dia!

Pizza frita é a adoração do meu marido. Pode comer no almoço, no jantar, no lanche, de madrugada, ao levantar, antes de deitar, rssrsrsr
Eu costumava comprar um pacotinho com 10 pizzas médias da Massa Leve mas era assim: um pacote com 10 não chegava, com 2 sobrava e… estragava, pois para aproveitar teria que comprar mais 10 e isso não acabaria nunca :)
Minha caçula gastrônoma aprendeu a fazer na escola então tentamos a receita dela, mas não gostamos. Procuramos por aí, em revistas e na internet, tentamos umas duas ou três e por fim elegemos a que darei abaixo. Eu modifiquei algumas cositas eh eh e depois disso ficou simplesmente ótima. Muito rápida, muito gostosa e muito barata.
A receita rende 25 massas que, dentro de um saco plástico, duram 10 dias na geladeira. As massas que sobrarem você pode aproveitar no dia seguinte, esquentando na frigideira: elas ficam parecendo bolacha cream cracker e dá para comer quentinha com manteiga ou geléia no café da manhã, por exemplo.
Essa receita se não me engano, achei no Tudo Gostoso mas eu a alterei um pouquinho, ok?

E vamos ao prato do dia!

Massa para pizza de frigideira

Ingredientes
1 kg de farinha de trigo (aproximadamente)
45 g de fermento biológico fresco
1 colher de café de açúcar
1/2 litro de água morna
1/2 xícara de óleo
sal a gosto


Modo de fazer
Em uma travessa grande amasse o fermento com o açúcar até virar um líquido. Junte a água morna e misture bem. Coloque uma xícara de farinha e junte o sal e o óleo.
Coloque mais farinha e vá misturando e amassando até a massa desgrudar da mão. Sove só um pouco e divida em 20 ou 25 pedaços. Deixe descansar por 1 hora coberta, em local que não circule vento.
Depois que a massa dobrar de volume abra os pedaços bem finos com um rolo. Calcule o tamanho da sua frigideira e corte círculos na massa aberta (ou deixe do jeito que abriu mesmo. As minhas ficam irregulares pq não sou muuuuito cheia de lero-lero).
Frite no fogo médio/baixo em uma frigideira (de preferência de teflon) com um pouquinho de óleo, até que ela fique meio crocante e vá colocando umas em cima das outras para manter quentinhas.

Na hora de fazer, cubra com uma camada fininha do molho de sua preferência – o crú, de tomate, feito na hora por você mesma é o melhor*– e coloque cobertura a gosto. Volte à frigideira em fogo baixo só até derreter o queijo e está pronta.

*Para fazer o molho crú de tomate bata 4 ou 5 tomates bem vermelhos no liquidificador junto com 1/4 de cebola, 1 dente de alho, alguns ramos de salsinha e tempere com sal a gosto, 1 colher de café de açúcar, azeite de oliva, orégano e pimenta do reino. Use assim mesmo, sem cozinhar. Fica do balacobaco e é o segredo de um sabor que nenhum molho pronto confere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.