Top blogs de receitas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Bolinhos de Laranja no Micro-ondas…É o prato do dia!

Estes bolinhos já fiz de laranja, de morango e de maracujá. Já usei essa receita para fazer um bolo grande, de buraco no meio ou em formato de bolo inglês. É uma receita bastante fácil, versátil, pode ser feita no liquidificador e leva meia hora para você ter deliciosos bolinhos quentes para o chá ou café da manhã. Foi retirada e depois adaptada de uma coleção italiana para micro-ondas "Nova Cozinha para Micro-ondas".

E vamos ao prato do dia…

Bolinhos de Laranja
Ingredientes
120 gr de óleo (é gramas mesmo, pq a receita pede manteiga e troquei por óleo)
175 gr de açúcar refinado
165 gr de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó químico
120 ml de leite integral (ou suco de frutas + 2 colheres de sopa de leite em pó)
2 ovos médios
1 pitada de sal
manteiga e farinha para untar
Raspas (zestes) de uma laranja
Cobertura:
100 gr de açúcar de confeiteiro
Suco de laranja o suficiente

Modo de fazer
Coloque no liquidificador todos os líquidos mais o acúcar e bata rapidamente. Junte a farinha, o sal, o fermento e as raspas de laranja e bata até misturar tudo.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo ou rosca, 12 forminhas pequenas próprias para micro-ondas (plásticas), ou encaixe dentro delas, 12 forminhas de papel para cupcakes. Pode usar também uma forma plástica de pudim (com buraco no meio) ou ainda uma forma grande de bolo inglês (funda e retangular).
Se fizer os bolinhos, encha até a metade 6 forminhas e asse em potência alta por 4 minutos e repita a operação. Se fizer na forma de pudim, asse em PA por 8 minutos e teste com palito. Se estiver mole ainda, vá testando a cada 1 minuto até o palito sair limpo. Se usar a forma de bolo inglês asse em PA por 6 minutos e teste; se estiver mole, vá testando a cada 1 minuto até o palito sair limpo.
Por alguma razão que desconheço, leva mais tempo para assar na forma de pudim do que na forma de bolo inglês. Depois de assado, deixe em descanso dentro do micro-ondas por mais alguns minutos.
Prepare a cobertura peneirando o açúcar de confeiteiro e pingando o suco de fruta coado, gota a gota até formar um glacê mais ou menos expesso. Cubra o bolo ainda quente e a cobertura endurece e fica igual aquela de padaria, durinha e macia hummmmm.
Para fazer o de morango, usei meio pacote de suco Mid de Morango na massa do bolo e polpa congelada de morango para fazer o glacê.
Para fazer o de maracujá, usei suco natural na massa e no glacê, mas para o glacê deixei algumas sementinhas inteiras para decorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.