Top blogs de receitas

segunda-feira, 5 de março de 2012

Arroz quase sírio…ou quase libanês…É o prato do dia!

Eu vi esta receita na televisão há muito tempo e guardei na cabeça, acho que cheguei a fazer uma vez, não tenho certeza rsrsrs
Mas me ficou a memória dessa receita e ela veio à tona hoje e quer saber? É deliciosa!
É muito rápida e bem diferentona, vai fazer sucesso, pode acreditar!
Só não lembro aonde, como, quem ou o que… Não sei em qual canal vi, quem apresentou ou como se chama, lembro apenas que era um sírio ou libanês, por causa do sotaque rsrsrs
Vamos experimentar?

Então vamos ao prato do dia!

Arroz tipo (ou quase) sírio ou libanês

Ingredientes
3 xícaras de arroz
400 gr de carne moída (pode ser um pouco menos)
100 gr de ervilha congelada (opcional)
3 cebolas
3 dentes de alho picados
3 tomates picados
óleo e azeite que baste
sal e açúcar
1/2 pimenta picadinha
pimenta síria a gosto
shoyu a gosto (opcional)

Modo de fazer
Corte 1 1/2 cebola em fatias e pique a sobra. Frite as fatias de cebola em um pouco de óleo até escurecer e reserve. Na mesma panela frite a cebola picada até escurecer, salpicando um tico de açúcar. Acrescente o alho e a pimenta picadinhos. Coloque os tomates picados e termine de fritar bem. Coloque a carne moída e refogue soltando bem as pelotinhas.
Acrescente o azeite e um pouco de shoyu, a pimenta síria a gosto e o sal. Cubra com água quente e deixe até quase secar. Junte as ervilhas. Abaixe bem o fogo, aperte a carne no fundo da panela e despeje o arroz vagarosamente. Em seguida, vá colocando água fervente com uma concha pelas beiradinhas da panela, bem devagarzinho para não fazer marola na panela rsrsr.
Tampe e deixe em fogo bem baixinho. Vá acrescentando água fervendo aos pouquinhos pelas beiradas, até cozinhar o arroz. Sirva com as fatias de cebola frita em cima.
Eu parei por aqui…
Mas… a receita ainda dizia para desenformar o arroz numa travessa. Não me atrevi rsrsrs vai que derruba tudo e vira um pasticho rsrsrsrsr Foi dentro da panela mesmo e ficou maravilhoso. O arroz fica com um tom dourado escuro e super saboroso. Experimente!

PS- Desenformado, ficarão a carne e as ervilhas por cima e o arroz dourado em baixo, tipo um bolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.