Top blogs de receitas

sábado, 14 de abril de 2012

Manjar Branco Ou Flan de Côco…É o Prato do Dia

Um doce brasileiro, tradicional, do tempo das vovós, adaptado às facilidades dos nossos dias, gostoso, nutritivo e lindo!
Uma sobremesa fresca, leve, rápida e barata, que você faz num tapinha e fica pronta em 30 ou 40 minutos! Verdade rsrsrs não estou enganando ninguém :) É tão rápida que é possível ir fazendo junto com o jantar e ao fim do mesmo, a sobremesa já estará prontinha!
A calda é à escolha: a tradicional é feita com ameixa em calda mas você pode adaptar ou inventar sua própria calda, usando até mesmo um coulis fresquinho para acompanhar!
Experimente!

E vamos ao prato do dia!





Manjar Branco Ou Flan de Côco
Ingredientes
1 litro de leite (pode ser desnatado)
10 colheres de açúcar (ou a seu gosto)
1 vidro pequeno de leite de côco
2 envelopes de gelatina sem sabor

Calda de ameixa
100 gr de ameixa seca sem caroço
200 gr de açúcar
água para cobrir
côco ralado seco ou côco em fita (opcional)

Coulis de Morango

1 caixinha (ou 250 gr) de morango
2 ou 3 colheres de açúcar comum ou de confeiteiro
suco de 1/2 limão

Modo de fazer

Hidrate a gelatina sem sabor (em 1/2 xícara de água fria, despeje o pó e deixe hidratar até endurecer) e depois leve ao micro-ondas em PA por 15 segundos ou até liquidificar (ou em banho maria). Coloque no liquidificador o leite, o leite de côco e o açúcar e bata. Ainda batendo junte a gelatina. Despeje em forma molhada e leve ao congelador sem encostar no fundo (sobre um prato virado por ex.). Mantenha sob observação constante até começar a endurecer. Nesse momento retire do congelador e deixe na geladeira até o ponto de servir.

Calda de ameixa
Misture tudo em uma panelinha e leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e deixe ferver até começar a engrossar e escurecer. Retire do fogo e deixe esfriar. Se gostar, tempere com cravo da índia e um pedacinho de canela em pau durante a fervura.

Coulis de Morango
Bata os ingredientes no liquidificador e leve a gelar. Inove batendo junto um pedacinho de gengibre ou sementes de camomila ou ainda um pedaço de capim-limão.
Você pode fazer coulis com qualquer fruta que tenha em casa. Aqui, receitas de vários:
http://blogdotony.com.br/o-que-e-coulis/

É bem firme e você pode desenformar para servir coberto com a calda ou coulis. Também pode colocar em tacinhas individuais para gelar, ou para ser prática, num recipiente plástico com tampa e servir aos pedaços em pratinhos (ocupa menos espaço da geladeira). Dá uma grande quantidade e para 4 pessoas dura uns 3 dias.

Vai na minha que é uma delícia!

Um comentário:

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.