Top blogs de receitas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Salada de trigo em grão... É o Prato do Dia!

Uma forma gostosa e barata de consumir fibras e proteína vegetal de alta qualidade é comer trigo em grão. Paguei o pacote de 500gr da marca Mais Vita, uns R$ 4,00 e o grão quase dobra de volume depois de pronto!
Precisa deixar de molho em água de um dia pro outro, mas sempre existe o macete de cobrir com água quente, o que apressa o processo para o mesmo dia. Cozinhar na pressão também faz o mesmo efeito.
O grão de trigo depois de hidratado fica lindo, recupera o dourado de quando fresco, é macio e de sabor suave. Serve para saladas, para sopas, para incluir na massa de um pão de fibras, misturar com carne moída para fazer render, para bolinhos, misturar com arroz e o que mais você imaginar!
Quem está em restrição de carne, tem diabetes ou colesterol altos, está de dieta ou quer variar o cardápio tem no trigo em grão uma ótima opção de proteína vegetal e integral. Papinhas de bebê também podem ser enriquecidas com este grão.

E vamos ao Prato do Dia!

Salada de Trigo em Grão
Ingredientes
1 xícara de trigo em grão
1 cenoura ralada
1/2 cebola picadinha ou ralada
1 tomate picado
salsa e cebolinha picadas a gosto
azeitonas picadas a gosto
pimenta vermelha fresca, picada (opcional)
ou vegetais e frutas à sua escolha como, milho, pimentão, maçã, laranja, pepino, manga, etc.
sal e açúcar a gosto
azeite e limão a gosto
aji-no-moto e pimenta do reino (opcionais)

Modo de fazer
Deixe o trigo de molho até inchar um pouco. Cozinhe em seguida na panela de pressão em água e sal por uns 15 a 20 minutos ou até amaciar. Escorra e misture os demais ingredientes e tempere a gosto. Deixe na geladeira para tomar gosto, até à hora de servir. Sirva com salada verde e pão ou queijo fresco e um suco de frutas frescas. Para o calorão é uma refeição leve e fresca!


Bom apetite!

Um comentário:

  1. Amo salada de Trigo! Pena que aqui no ES é difícil encontrar. O trigo maisvita é difícil de amolecer! Quando eu morava no Sul eu comprava trigo que nem feijão, quase a granel...

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.