Top blogs de receitas

sexta-feira, 19 de julho de 2013

A Salada de Inverno de Brócolis da Vó Bisa... É o Prato do Dia!

A bisavó das minhas filhas, minha avó materna, por nome Conceição Martinez Ressutti (Concepción em espanhol) era uma ótima cozinheira. Ótima no sentido de ter 5 filhos, um marido operário e ser dona de casa, ou seja, precisava se virar com pouca grana pra cuidar da casa, vestir, calçar e alimentar a tropinha :)
É claro que ser pobre naquela tempo (1º metade do séc. XX) não era tão ruim rsrsrs bacalhau por exemplo, era comida de pobre; óleo, só azeite; galinha se criava em casa e minha avó plantava tomates, couve, temperos e cana!
Sempre adorei sua comida: as sopas, a macarronada, a carne de panela, o nhoque (feito somente de batata e farinha)... em geral comidinha simples, com carne barata e muito aproveitamento.
Esta salada é uma invenção da minha avó e é simples, barata, completa e deliciosa!

E vamos ao Prato do Dia!

Salada de Inverno de Brócolis da Dona Conceição
Ingredientes (para 4 pessoas)
1 maço de brócolis (inclusive os talos)
1 cebola
2 tomates
3 ou 4 batatas
2 ovos cozidos
1 linguiça calabresa
2 dentes de alho
azeitonas em lascas
azeite, sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:
Lave os brócolis e aproveite tudo, inclusive os talos descascados. Cozinhe rapidamente em água com sal e reserve. Descasque as batatas, corte em fatias grossas e cozinhe junto com a linguiça calabresa inteira. Pique em pedaços grandes os tomates e a cebola. Fatie a calabresa e frite com o alho picado.
Forre o fundo de uma travessa grande com os brócolis picados grosseiramente, acrescente a batata cozida, a linguiça frita, os tomates e a cebola. Coloque os ovos cozidos em fatias e as lascas de azeitona. Cubra com azeite e tempere com sal e pimenta a gosto. Sirva quente ou fria com fatias de pão italiano. Não precisa de mais nada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.