Top blogs de receitas

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Fazendo Pão de Centeio Integral.... É O Prato Do Dia!

Fazer pão em casa é uma coisa das mais gratificantes. Fazer você mesmo, assar e sentir o perfume do pão pela casa, cortar quentinho ainda e passar manteiga para derreter...
Fazer em casa ainda proporciona as vantagens da escolha: de farinhas, de sabores, de tamanho além é claro, da certeza da origem e frescor dos ingredientes.
O pão nosso de cada dia não se limita em absoluto ao pão francês ou de forma. Uma busca em livros ou na internet, oferece uma variedade de formatos, receitas, técnicas, tradições e inventos inesgotáveis. É capaz de ter um diferente para cada dia do ano, por mais de 10 ou 20 anos!
Um dos alimentos mais antigos do mundo, vem sustentando às vezes sozinho, gerações e gerações de seres humanos, desde a pré-história.
Serviu de prato inclusive, quando isso ainda não existia, contendo os cozidos e reforçando as sopas.
Desde as mais rústicas e básicas receitas, até os maravilhosos e crocantes pães de hoje em dia, as técnicas e os ingredientes mudaram bastante. O pão de centeio, por exemplo, é um pão escuro que só era consumido pelas pessoas mais pobres.
Hoje, suas vantagens nutricionais são conhecidas e farinhas de alta performance aliadas a fermentos potentes, fazem um pão de centeio macio, fofo, crescido e saboroso.
Se você tiver uma Máquina de Fazer Pão (MFP) o trabalho é praticamente nenhum! A minha comprei usada no ML e já há uns 4 anos que funciona que é uma beleza!

Pão de Centeio feito em casa.
E vamos ao Prato Do Dia!

Pão de Centeio Integral (500 gr de pão)

Ingredientes
205 ml de água filtrada e morna (1 xícara de chá bem cheia)
1 1/2 colher de sopa de óleo
1 colher de chá de sal
1 1/2 colher de chá de açúcar
1 colher de sopa de leite em pó
180 gr de farinha de trigo branca (1 1/2 xícara de chá)
80 gr de farinha de trigo integral (2/3 xícara de chá)
80 gr de farinha de centeio (2/3 xícara de chá)
1 colher de chá bem cheia de fermento biológico em pó
1 colher de sopa de aveia em flocos
1 colher de sopa de linhaça moída
1 colher de sobremesa de suco de limão (melhorador natural)
1 xícara de passas de uva demolhadas (opcional)

Modo de fazer
Na MFP é só colocar os ingredientes na ordem em que estão e selecionar "massa".
Para fazer no muque (rsrsrsr) escolha uma bacia pequena e coloque a água, o óleo, o sal e o açúcar e o leite em pó e misture. Peneire em seguida as farinhas, junte o fermento, a aveia, a linhaça e o suco de limão. Misture bem e acerte o ponto da massa (mais água ou mais farinha). Sove a massa por uns 10 ou 15 minutos (ou quanto aguentar, claro), cubra e deixe em local sem vento.
De vez em quando dê uma olhada para certificar o crescimento. Quando tiver dobrado de tamanho, amasse de novo e escolha o formato. Dá um pão de 500gr ou você pode dividir em pães menores como eu fiz. Deu 6 pãezinhos que eu recheei de passas.
Depois de modelados, deixe crescer de novo e quando estiverem fofinhos, leve a assar a 180ºC.
Estando moreninhos e com um som ôco, retire do forno e deixe esfriar em cima de grades. Guardados em saco plástico duram uns 3 dias ainda macios.

Pão de Centeio feito em casa
Pão de Centeio com passas... bem fôfo!



3 comentários:

  1. Como pode ser "pão de centeio" se a quantidade de trigo é bem superior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc vai ver isso em todos os lugares! O pão de trigo integral só leva 30% de trigo integral. Da mesma maneira o de centeio, o de aveia, etc. A receita básica permanece para que o pão mantenha seu tamanho, maciez, crescimento, etc. O ingrediente extra dá nome pq modifica um pouco a textura e o sabor do pão.

      Excluir

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.