Top blogs de receitas

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Sobras de Arroz & Economia… É O Prato Do Dia!

É claro que o post anterior não esgotou o assunto "arroz".
Há ainda outras maneiras de aproveitar, de forma a variar o cardápio, colocar mais pratos na mesa e aumentar o conteúdo nutricional das refeições!
Bolo, bolinhos, sopa, omelete, massa de pizza, pão são outras receitas interessantes para não perder nem um grãozinho!
Vou colocar também minha receita de risotto italiano de queijo que você pode fazer com o nosso arroz agulhinha sem precisar dos caros arbóreo, vialone nano ou carnaroli italianos.


Canja de Galinha
1 ou 2 xícaras de arroz pronto
1 colher de sopa de cebola
1 dente de alho
1 colher de sopa de cheiro verde
1 colher de sopa de óleo ou azeite
sobras de frango assado ou cozido ou 1 pedaço de frango cru, só para o gostinho
1 xícara de legumes diversos (cenoura, chuchu, abobrinha, etc) crus ou cozidos e picados
1 ½ litro de água ou caldo de frango fervendo
1 folha de louro
pimenta do reino a gosto

Frite a cebola e o alho no óleo, acrescente os legumes e o frango e tempere a gosto. Junte o caldo quente, a folha de louro e espere ferver. Abaixe o fogo e acrescente o arroz pronto e o cheiro verde. Deixe cozinhar até o arroz ficar molinho e os legumes idem. Sirva com pão ou torradas e queijo ralado.

Bolinho de arroz
2 xícaras ou mais de arroz pronto
½ xícara de aveia em flocos
cebola, alho e cheiro verde a gosto
1 colher de sopa de algum queijo já ralado
1 ovo
1 fio de azeite

Bata tudo no processador ou liquidificador até virar uma massa. Teste nas mãos o formato do bolinho e veja se fica unido. Eu não costumo fritar mergulhado no óleo para a receita não ficar tão "gorda" rsrsrs. Prefiro pincelar com óleo e fritar na frigideira de teflon ou assar no forno. Suja menos, vai mais rápido e fica mais saudável.
PS- No caso do bolinho, você pode ainda acrescentar qualquer sobra de carne, legume ou verdura em pequena quantidade para não perder o ponto da massa.

Bolo Salgado de Arroz
Na mesma massa do bolinho, acrescente uma colher de sobremesa de fermento em pó e ½ xícara de leite. Junte os ingredientes que preferir como: tomate, azeitonas, linguiça picadinha, frango desfiado, atum, ervilha e milho, ovo cozido picado, etc. Enforme em travessa untada e asse no forno até dourar ou no micro-ondas até ficar firme. Sirva com salada e um refogado da sua preferência.

Omelete de arroz
ao menos 1 xícara de arroz cozido
3 ovos
sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de queijo ralado
½ cebola em fatias
½ tomate picado
½ pimentão de qualquer cor, em fatias
½ colher de café de fermento em pó

Bata os ovos com os temperos, o fermento e o queijo. Junte os legumes e o arroz. Despeje em uma forma untada e leve a assar  em forno médio pré-aquecido ou frite em uma frigideira com teflon com um fio de óleo, em fogo bem baixo e tampada.
Desenforme virando em um prato grande e sirve.

Massa de Pizza com sobra de arroz
Aconselho esta do site  Receitas de Mãe que é deliciosa e muito prática e fácil. A quantidade dá para 2 pessoas e você pode usar cobertura a gosto, como faria numa pizza normal!


Pão de sobras de Arroz
Mais uma vez recorro a minha amiga do Receitas de Mãe que dá esta receita  maravilhosa e rapidíssima de um pão cheiroso e nutritivo onde você vai aproveitar o arroz que sobrou e usar no café da manhã, no lanche das crianças, em torradas e etc!

Risoto aos Queijos com arroz agulhinha
A economia aqui é no tipo de arroz que se usa no risoto. Da mesma maneira que se faz com o arroz italiano você faz aqui, com a diferença de que pode cozinhar até perder a dureza central do grão (que é justamente o que eu, nem minha família gostamos).
1 ½ litro de caldo a gosto (frango, legumes, etc) fervendo
2 xícaras de arroz cru, sem lavar
½ cebola bem picada
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
½ xícara de vinho (use o que tiver em casa: branco, tinto, suave, seco, etc.)
1 ½ xícara de queijo ralado de qualquer tipo (muçarela, prato, requeijão) inclusive misturados
2 colheres de sopa  de queijo parmesão ralado
pimenta do reino a gosto

Frite a cebola na manteiga só até murchar e acrescente o arroz. Frite um pouco e junte o vinho e espere evaporar todo o líquido. Acrescente o caldo, uma concha por vez, mexendo até absorver o líquido, quando você deve acrescentar mais uma concha de caldo. Fique sempre perto da panela para dar uma mexida no arroz e deixe em fogo médio. Prove a consistência do grão de tanto em tanto, para alcançar a desejada. Vá colocando mais uma concha de caldo, e mexendo até absorver o líquido. Deixe a mesa pronta e os pratos e os convidados por perto, pois este é um prato para ser comido tão logo chegue ao ponto.
Chegando na textura que você deseja, junte o queijo e mexa, tempere com a pimenta do reino e salpique o parmesão. Sirva com azeite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se quiser mas maneire na linguagem. Eu aceito críticas educadas. Eu ADORO elogios. Eu sou humana.